4 caminhos para se manter inspirado

por

Mesmo que você não tenha um trabalho necessariamente ligado com a criatividade, se manter inspirado é super importante pra conseguir manter a rotina em harmonia. Mas ter inspiração com a vida toda bagunçada não é das tarefas mais fáceis. Por isso o equilíbrio é tão importante na nossa vida.

como se manter inspirado

Quando a gente está inspirado tudo flui melhor, não é? No trabalho temos uma ideia boa, conseguimos organizar a casa com mais foco, nos relacionamos melhor com as pessoas a nossa volta porque estamos de bem com a gente mesmo, resolvemos os problemas do dia a dia com muito mais entusiasmo, e no final, quando tudo estiver resolvido, temos aquela sensação gostosa de dever cumprido.

Não tendo dúvidas de como a inspiração é essencial para o nosso bem estar, resolvi pesquisar quais os caminhos podemos seguir para se manter inspirado. Aqueles exercícios diários que só fazem bem e deixam a rotina mais leve.

1. Cuide da sua saúde. Parece óbvio, mas muitas vezes esquecemos que dormir bem, ter uma alimentação equilibrada, beber água e se exercitar é essencial pra nos mantermos mais dispostos, e consequentemente, mais inspirados. Beber um copo de água toda a manhã proporciona uma sensação de limpeza. Fazer exercícios com regularidade faz bem pro corpo e pra mente. Tente manter uma rotina, e não espere que a vontade apareça, vá sem vontade mesmo, tenha certeza que a sensação depois do exercício vai ser gratificante. E sempre que estiver meio sem foco, pare e tome um copo d’água. Sinta o líquido entrando e limpando tudo, a sensação é de recomeço, sabe?

2. Planeje o seu dia e sua rotina. Com organização tudo flui muito melhor. Toda manhã liste 3 tarefas que você quer realizar durante o dia. Esse exercício permite que você deixe tudo em perspectiva e tenha foco. Escolha aquelas tarefas que você se sinta produtivo de verdade quando terminar o dia. Gosto de planejar a minha semana no domingo à noite. Anoto na agenda todos os meus compromissos e tudo que quero realizar na semana que se inicia. Mas é bom retomar toda a noite o que você vai fazer no dia seguinte. O ideal é ter listas de todos os “setores da vida”, como trabalho, limpeza da casa, pendências pessoais (lavanderia, costureira, mercado, banco, etc). Tenha um “recreio” no meio das atividades. Trabalhe por 50 minutos e tire 10 minutos de intervalo pra desopilar. Quando a gente se afasta um pouco da tarefa tende a ver as coisas com mais clareza. No final do dia, faça uma análise do que você produziu, avalie o seu desempenho e busque melhorar no dia seguinte.

3. Continue aprendendo algo novo. É essencial pra se manter inspirado continuar aprendendo sempre. Seja lendo um livro sobre um assunto que te interessa, pesquisando na internet artigos interessantes, lendo uma revista. O importante é nunca estar satisfeito porque a inspiração pode vir de fontes diversas.

4. Seja agradecido e foque em coisas que te façam bem e feliz. Agradeça sempre! Um bom exercício é toda manhã pensar em 3 coisas pelas quais você se sinta agradecido. Quando a gente agradece estamos focando em coisas boas que estão acontecendo na nossa vida e isso traz energia positiva e estimula a nossa vontade de crescer. Reserve tempo na sua rotina para coisas que você gosta. Vá pedalar, brinque com o cachorro, saia para uma caminhada, tudo isso relaxa a mente e a deixa mais focada.

Estou trabalhando muito nesses pontos ultimamente e principalmente a organização tem feito minha rotina ser muito mais tranquila. Espero que esse texto lhe ajude a ter uma vida mais inspirada! E se tiver um hábito que lhe faça bem, compartilhe comigo nos comentários, vamos aprender juntos (;

comentário(s) via facebook

Deixe seu comentário