6 hábitos que ajudam a desestressar

por

Adoro falar sobre bem-estar por aqui. E não, não me considero uma pessoa estressada. O que acontece é de ter dias em que eu me irrito com mais facilidade, que fico nervosa com tudo, e às vezes acabo descontando em pessoas queridas, que não tem nada a ver com os meus problemas. Alguém se identificou?

Uma coisa que aprendi em terapia e conversando muito sobre o assunto – já que sempre me interessei por comportamento humano – foi que existem formas de burlar o stress. Atitudes simples que podem nos ajudar a deixar a nossa vida mais leve e com harmonia.

6dicasparasedesestressar 2

Pensei bastante e listei 6 coisas que me ajudam muito quando estou irritada. Espero que ajude vocês também.

1. Ouvir música. Colocar uma música relaxante ajuda muito quando estou nervosa. Gosto de ouvir um som bem calminho e feliz sabe?

2. Sentir um perfume bom. Adoro acender velas em casa. Difusores de ambiente também são meus queridinhos. Sempre que acho que a casa está – ou eu estou – um pouco carregada acendo/ligo. Aquele cheirinho bom dá uma “limpada” no ambiente e sinto que tudo se reenergiza. Escolha essências calmantes, como alfazema, lavanda, camomila, flor de laranjeira para o efeito ser ainda mais eficiente :)

3. Sair para um passeio sozinha. Às vezes a gente esquece de passar um tempo com a gente mesma. Quando estamos estressados é legal sair, desopilar, sabe? Passear com o cachorro também serve, desde que ele não seja muito doido e lata sem parar – aí você só vai se estressar mais, hehe. Movimentar o corpo e deixar a mente fluir, observando o caminho a sua volta é muito bom. É provável que você volte do passeio com alguma ideia nova, algum insight, que precisava ter há tempos. Isso acontece porque quando estamos com a mente livre, deixamos a nossa criatividade aflorar. Com a cabeça ocupada não damos espaço pra ela se expressar.

4. Se exercitar. Ter uma atividade física na sua rotina é essencial pra sua saúde mental. Ir pra academia, andar de bicicleta, fazer um esporte libera endorfina, que aumenta o bem-estar e diminui o stress. Por isso sempre que pensar em faltar, lembre como você vai ficar depois. Mais gata e mais feliz.

5. Se organizar. Se estou irritada e minha casa e trabalho, desorganizados, fico ainda pior. Por isso é legal manter tudo no lugar certo, tentar ter uma agenda e listas com compromissos. Tudo pra evitar de se chatear com isso também. Quando as coisas estão organizadas a energia flui, deixando tudo muito mais leve.

6dicasparasedesestressar 1

6. Fazer algum trabalho manual – desenhar, pintar, até faxinar a casa serve! Isso porque hoje em dia trabalhamos muito com a nossa mente. Antigamente os trabalhos eram muito mais braçais, não é? Hoje, sobrecarregamos demais nossa cabeça com mil ideias, e uma hora ela pede água. O bom de colocar os braços e mãos pra trabalhar é que assim vimos uma finalidade bem prática do nosso esforço.  Por exemplo, quando estou com muitos pensamentos na minha cabeça gosto de lavar a louça, varrer a casa, colocar a roupa pra lavar, por que assim eu vejo que estou realizando alguma coisa palpável, entendem? Essa sensação de dever cumprido é muito boa e importante para aqueles dias de irritabilidade extrema.

Gostaram das dicas? Alguma outra sugestão? Algum hábito bacana pra não deixar o stress tomar conta?

comentário(s) via facebook

Deixe seu comentário