Inspiração: Artsy

por

Oi, gente! Senta que lá vem história.

Lá no fim de século XIX, quando o inglês Charles Worth passou a assinar suas criações colocando etiquetas nas suas peças – como um artista assina sua obra – é que começou, de fato, a relação e as discussões entre moda e arte.

A partir daí, vários estilistas utilizaram a arte como inspiração para suas coleções. A estilista italiana Elsa Schiaparelli – conhecida por ter lançado a cor rosa choque – e o artista Salvador Dalí trabalharam juntos em algumas criações bem ousadas, típicas do movimento surrealista. O chapéu-sapato e o vestido-lagosta são as obras/peças mais conhecidas… Coisas bem malucas mesmo!

Yves Saint Laurent também se utilizou de arte para criar. E foi com o icônico vestido inspirado no famoso quadro “Composição com vermelho, amarelo e azul” de Mondrian que o estilista se consagrou de vez. O vestido foi um sucesso, gerando milhões de cópias pelo mundo.

modaearte4

Tudo isso mostra que sim, a moda e arte andam juntas! E de mãos dadas. Quem aí já percebeu como essa vibe artsy tá bem forte? Muito por culpa da Prada, que colocou na passarela intervenções realizadas por diversos artistas. A coleção gerou comoção e o mix com elementos esportivos deixou tudo mais interessante e cool.

modaearte5 modaearte1

modaearte7

modaearte3 modaearte2 modaearte10 modaearte6

Então gente, já sabem. Quando virem por aí estampas que mais parecem um quadro renascentista não fiquem paradas olhando, é só a moda que mais uma vez anda bebendo da fonte da arte <3

Eu adoro. E vocês?

comentário(s) via facebook

Deixe seu comentário