Leitura do mês: Fevereiro e Março 2014

por

Ai gente, que vergonha! Em janeiro o título dessa tag era leituras do mês, assim com “s”, e nos dois meses seguintes só consegui ler um livro! hahaha Mas que nada, o importante é que consegui riscar mais um livro da minha extensa lista de leituras.

E o livro que comecei a ler no início de fevereiro e levei quase dois meses para terminar foi o maravilhoso “A Sombra do Vento”, do espanhol Carlos Ruiz Zafón. O livro tem 399 páginas mas tem uma narrativa tão eletrizante e com tantos detalhes que as páginas correm sem a gente perceber.

IMG_5810

A história se passa numa Barcelona da metade do século XX, um período cinzento do pós guerra. Aliás, a imagem que eu tenho das cenas do livro são todas cinzas, escuras e tristes. A narrativa começa em 1945 quando Daniel Sempere, um menino de 11 anos, se sente triste por não lembrar da imagem da mãe. Na tentativa de alegrar o menino, seu pai, um velho livreiro, o leva até o Cemitério dos Livros Esquecidos, espécie de biblioteca secreta que quase ninguém tem conhecimento. Lá ele encontra e leva pra casa o livro A Sombra do Vento, de um escritor barcelonês, Julián Carax. Logo no início da leitura o menino fica fascinado pelo livro e decide ir atrás de outros livros do mesmo autor. E é aí, quando ele começa sua busca por informações de Carax e de seus livros que a aventura começa. Daniel descobre que todos os livros de Carax estão sendo sistematicamente queimados e que este exemplar que tem em mãos pode ser o último remanescente desse autor misterioso.

IMG_5812 IMG_5816 IMG_5811 IMG_5815

O livro é super envolvente, melancólico, com muito suspense, aventura e romance. Gostei tanto que fiz como Daniel, estou indo atrás de outras obras do autor, e o próxima talvez seja “Marina”, uma das primeiras obras de Carlos Ruiz Zafón, um legítimo contador de histórias. Gosto de pesquisar livros bacanas no blog da Nina, o Cronista Amadora, viu?

Alguém já leu “A Sombra do Vento” ou “Marina” e quer contar o que achou aqui pra gente?

comentário(s) via facebook

7 comentários

  1. Camila

    É realmente incrível! Se não me engano “O jogo do anjo” é a continuação, não li mas ja ouvi falar que é incrível! :) Beijoss

    Responder
    1. Nati

      Humm, não sabia dessa “continuação” Camila! Vou me informar, amei demais o estilo de narrativa do autor! Super envolvente. Beijos

      Responder
  2. Fernanda

    Nati sei que não tem nada haver com esse post, mas queria uma dica sua quanto a poa, nós vamos ficar 3 dias na páscoa lá e geralmente eu vou pra lá mas é meio rápida as viagens, como vc é antenada gostaria de algumas dicas suas do que fazer lá! Se não for pedir muito :)! Beijos, ah eu adoro a padre chagas, então pode me dar dicas de restaurante, barzinho essas coisas do q fazer durante o dia tb…

    Responder
    1. Nati

      Que ótimo, Fer! Imagina, adoro dar essas dicas! Vou pensar em algo e mais tarde, escrevo aqui ok?
      Beijos

      Responder
  3. Fernanda

    Valeu Nati, vou aguardar! :)

    Responder
    1. Nati

      Bom, Fer! Gosto muito da região do Moinhos pra passear durante o dia. Caminhar de manhã no Parcão, tomar um suco no Saúde no Copo que fica ali pertinho, tomar um café da manhã no Barbarella Bakery ou no Café do Porto… Almoçar no Press (tem um na rua e outro no Moinhos Shopping), se gostarem do comida italiana indico o Puppi Baggio, o Le Bistrô é muito gostoso também (tudo na região da Padre Chagas). No cinema do Moinhos shopping tem filmes mais alternativos, sabe? Bem legal. Agora, se quiser passear num shopping maior indico o Barra (tem Fnac, Farm, Zara…). Agora em Porto Alegre tem aqueles ônibus turísticos que percorrem o centro e Zona Sul, acredito que seja um bom passeio também. Ahh, outro programa legal no centro é ir no Mercado Público! Para programas culturais indico o Iberê Camargo e a Casa de Cultura Mario Quintana. Para barzinhos, gostamos muito do Mulligan, que fica na Padre Chagas, tem uma carta de cervejas imensa! Para sushi, nosso preferido é o Takêdo! Um bar/restaurante descolado é o 300, tem uns coquetéis bem gostosos! Um novo que quero ir é o K Thai Bar, na Padre Chagas também! Enfim, tem muita coisa pra fazer lá. Para pesquisar restaurantes indico olhar o Destemperados, agora para barzinhos gosto do aplicativo Yelp ou Trip Advisor mesmo. Acho que é isso! Estou indo pra lá toda a semana, se lembrar de mais alguma dica te aviso! Espero que aproveite! :)

      Responder
  4. Fernanda

    Oba, super obrigada Nati! :)

    Responder

Deixe seu comentário