La bella Toscana

por

A última parte da minha viagem à Itália foi à Toscana e pra mim, a mais esperada. Alugamos uma casa, que na verdade era uma vila antiga, perto da cidade de Cortona, que fica a leste da Toscana, quase na região da Úmbria. Quem viu o filme ou leu o livro Sob o sol da Toscana, provavelmente se familiarize com este nome, já que a história é ambientada lá, naquela charmosa cidadezinha etrusca.

Foi legal a gente ter ficado em Cortona porque além de visitar cidades da Toscana, pudemos conhecer cidades da Úmbria, como Assis. O que foi ótimo! Eu e o Lucas ainda não conhecíamos a região e adoramos. Quem lembra da novela Passione? O Totó morava lá, na Toscana! As imagens que apareciam na novela eram incríveis. Colinas, plantações de girassóis coloridíssimas, os famosos ciprestes contornando as estradinhas. Tudo muito encantador. E foram exatamente estas imagens que nos encantaram – fora os girassóis, porque estava na época da colheita :(

Chegamos à nossa casa (que alugamos aqui) à noite, então não deu pra aproveitar muito, só fomos jantar no centrinho de Cortona. No primeiro dia, fomos conhecer Montepulciano, uma cidadezinha medieval erguida toda em pedra no alto de uma colina (uma das mais altas de toda a Toscana – ai minhas panturrilhas!). Tem um belo centro histórico, com ruelas e fachadas imperfeitas, como toda cidade medieval deve ser. Prepare-se pra caminhar muito e fique com os olhos atentos às peculiaridades do lugar. Uma curiosidade que só fomos descobrir lá é que Montepulciano serviu de dublê de cenário para as cenas que se passavam em Voltera, do filme Crepúsculo. Estava cheio de Edwards e Bellas espalhados por lá!

No mesmo dia ainda demos uma passadinha em Pienza. Foi legal porque tava tendo uma feirinha na cidade, a Fiera Del Cacio. Uma dica é pesquisar antes as feirinhas nas cidades que vocês vão visitar. É sempre legal conhecer os produtos e costumes locais. Geralmente elas acontecem nos finais de semana.

No segundo dia fomos à Spello e Assis. E gente, eu me apaixonei por Assis! A cidade tem uma energia incrível! É onde São Francisco de Assis nasceu e onde está sepultado, na Basílica de São Francisco de Assis, que é colorida por dentro e linda. Além dele, também é a cidade de Santa Clara, que fundou a ordem das Clarissas e era amiga de São Francisco. As duas igrejas foram atingidas por violentos sismos em 1997 e estiveram fechadas durante dois anos para reformas. O que eu mais gostei da cidade foi que muitas pessoas levam seus bichinhos pra lá, em forma de agradecimento a São Francisco, que é padroeiro dos animais. Vale muito a pena conhecer.

Fomos à Siena no terceiro dia. E aquela cidade tem muita história. Inclusive ela é classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Segundo a mitologia romana, Siena foi fundada por Sênio, filho de Remo, e podem-se encontrar várias estátuas e obras de arte mostrando, como em Roma, os irmãos Rômulo e Remo sendo amamentados pela loba, lembram da história? Lá, acontece duas vezes por ano o famoso Palio di Siena, na Piazza Del Campo. Aí em todas as ruas a gente vê as lindas bandeiras das contrades. O Duomo também é lindo e enorme.

Passamos também por Orvieto (cidade bem tranquila e pacata), Gubbio (linda, tem um passeio legal de teleférico, onde se vê a cidade lá do alto) e Sansepolcro, que fomos porque tava tendo o Palio della Balestra, muito divertido!

Não posso deixar de falar da gastronomia de lá, afinal, estamos falando da Itália! E eu, que amo uma boa massa, não podia ter ficado mais feliz. Comi trufa pela primeira vez na vida, e pela segunda, terceira, quarta… Era época da iguaria, então em quase todos os restaurantes tinha tartufo no cardápio.

 Bom, gente, é isso! Acho que deu pra ter uma ideia de como foi a nossa estada pela Toscana/Úmbria, né? Quero saber nos comentários!

comentário(s) via facebook

6 comentários

  1. Mara Zittlau

    Natália, parabéns pelo seu blog. As dicas de viagem são muito boas.
    Gostaria de saber como fizeram para alugar a casa na toscana. Se tem um mínimo de dias para permanência .
    Qual site vocês usaram para locar os imóveis?
    Amei a Toscana e realmente ficar algum tempo nestes locais pitorescos é uma dadiva de Deus.
    Aguardo suas dicas.
    Bjs
    Mara Zittlau

    Responder
    1. Natália

      Oi Mara! Que bom te ver por aqui! =D
      Olha só, geralmente as casas são alugadas por semana. Nós alugamos através deste site aqui:

      http://www.terretrusche.com/eng/ua_view_eng.asp?uid=219

      Inclusive este link vai direto para a casa que alugamos, mas existem várias opções, dependendo de onde vocês gostariam de ficar. Você entra em contato diretamente com o proprietário e faz todas as negociações por e-mail mesmo. Bem tranquilo.

      Com certeza, agradeço todos os dias por ter oportunidade de viajar e conhecer este lugares!

      Se precisar de mais dicas, pode pedir!

      Um beijo!
      Nati

      Responder
  2. Aldo

    Ei Natália, adorei seu blog e seus relatos sobra a Toscana. As fotos estão lindas também. Espero um dia conhecer essa região. Meu pai, infelizmente falecido, era de Gênova. A Liguria é vizinha da Toscana não é mesmo? Beijão do seu fã.
    Aldo.

    Responder
    1. Natália

      Oi Aldo! Obrigada pelo comentário! Seja bem vindo aqui!
      Isso mesmo! Em 2007 visitei rapidamente a Liguria, é uma região muito bonita também.
      Um beijo!
      Nati

      Responder
  3. Gabi Lummertz

    Linda demais a Toscana!!!

    Responder
    1. Natália

      É demais, Gabi! Muito linda e charmosa, vale muito a pena conhecer!

      Responder

Deixe seu comentário